Estreiou hoje! Com certeza amanhã irei olhar e posto um resumo aqui.

Em 13 de dezembro de 1912, dia de Santa Luzia, nasceu um dos mais importantes músicos brasileiros, Luiz Gonzaga, que por volta dos anos 50 conseguiu inserir na indústria cultural do país a cultura e tradição regionais. Assim, o “Rei do Baião” popularizou ainda mais um dos instrumentos mais importantes de norte a sul do Brasil, a sanfona. Conhecido como o maior sanfoneiro vivo do país, Dominguinhos percorre as cinco regiões em uma viagem musical no documentário Milagre de Santa Luzia, e em cada local percebe as mudanças nos estilos.

Com direção de Sérgio Roizenblit, o filme traz os depoimentos de grandes nomes da música, como Oswaldinho do Acordeon, Renato Borghetti, e outros. Três dos entrevistados, Patativa do Assaré, Mario Zan e Sivuca, faleceram pouco depois das filmagens. O filme ganhou o prêmio Vagalume de melhor filme, além de melhor trilha sonora, no 41º Festival de Brasília. A maior parte dos depoimentos para o documentário foram captados em 2006, porém alguns, como de Patativa do Assaré, foram gravados em 2001.

Aqui tem a participação do Dominguinhos no Programa do Jô, falando sobre o filme. Eu tive a sorte de ver no dia que passou na TV, mas tem aí o link do YouTube.

Parte 1:

Parte 2: