Ontem – 3 de outubro – eu fui ver o documentário sobre acordeon “O Milagre de Santa Luzia” (tratado tabém nesse post). Aqui em Porto Alegre, está em cartaz na sala 8 do Unibanco Arteplex, as 17:40.

milagre

O documentário vai de norte a sul do país entrevistando, conhecendo ou relembrando os acordeonistas e estilos musicais de cada região, tudo isso com uma boa dose de bom humor,  emoção e fatos jornalísticos sobre o acordeon.

ingresso

Quando o documentário “passa” pelo Rio Grande do Sul, são apresentados nomes já bem conhecidos por aqui como:  Gilberto Monteiro, autor de Milonga para as Missões; Renato Borghetti; Thelmo de Lima Freitas, o qual destacou a criação do ritmo gaúcho “Bugio”, atribuido à um músico lá da minha terra, São Francisco de Assis ;Luiz Carlos Borges e muitos outros.

Embora o documentário já pudesse acabar com a apresentação desses nomes, o documentário ainda brinda aos expectadores com a participação de Sivuca (falecido em 2006), o mestre dos mestres, de todos os tempos!

Enfim, este fantástico documentário tem um valor cultural imensurável e recomendo fortemente à todos que tiverem a oportunidade que o vejam.